terça-feira, 26 de agosto de 2008

1º Encontro - 27/03


Não dá para falar da minha formação como profissional sem pensar na minha formção como pessoa e cidadã que sou.

A bagagem que carrego é grande e me traz muita alegria cada vez que penso em como me formei a partir dela. As pessoas com quem convivo, convivi, cruzei, esbarrei ou simplesmente estão e estiveram inderetamente ligadas a construção do que sou hoje.

A escolha pelo magistério veio por um impulso, mas, não posso esquecer que tinha e tenho um grande exemplo de educadora na minha família. Educadora essa que cada dia me apresenta mais e mais motivos para continuar insistindo nessa luta ao mesmo tempo árdua e gratificante.

As experiências boas e ruins, as pessoas especiais ou nem tanto, as leituras prazerosas ou as feitas por obrigação. Horas de choro, de sentir-me perdida, angustiada elas também ajudaram a formar a profissional apaixonada pelo que faço que sou hoje.

Mas, não posso negar que é uma atividade que desgasta, que toma tempo, dinheiro, horas de sono, de lazer, de descanso. São inúmeros os momentos em que permanecer é penoso, dolorido, sofrido.

Mas, basta uma leitura, uma interpretação, a curiosidade, a resolução de um problema feita por um aluno para que volte à tona tudo aquilo que nos move, nos impulsino a continuar dia após dia.

Quero ser para cada um daqueles que por minhas mãos passarem um pouco do que foram para mim a eucadora da minha família, os professores que amei, aqueles que nem amei tanto assim, mas, que tanto me ensinaram. Quero ser a bússola que guia, o relógio que guia.

Um comentário:

Estrella disse...

compartilho com você da paixão pela leitura e pelos desafios que devem ser ensinar.Estou estudando para assim como você me tornar educadora.A paixão pelas palavras e pela arte de transmitir conhecimento é enorme e pretendo um dia declarar meu amor diante de meus alunos.obrigada porque mesmo sem te conhecer tive a sensação de compartilhar com uma amiga os sentimentos que estão guardados em mim.