terça-feira, 23 de setembro de 2008

Coesão e coerência

“o enunciado não se constrói com um amontoado de palavras e orações. Elas se organizam segundo princípios gerais de dependência e independência sintática e semântica, recobertos por unidades melódicas e rítmicas que sedimentam estes princípios”.
Evanildo Bechara
Mesmo quando crianças que estão se apropriando da fala precisamos organizar os nossos pensamentos e traduzí-los em palavras de forma organizada. Quando passamos a usar a escrita para nos comunicar essa necessidade toma uma dimensão maior e mais complexa.
Para que o interlocutor nos compreenda é preciso usar as palavras e sinais corretos ou mais apropriados. Se estamos falando de um assunto não podemos "misturar as estações", precisamos encerrar o assunto antes de começar outro.
Usar palavras que ligam e deixam claros os nossos pensamentos também é importante para que quem nos ouve ou nos lê entenda o que queremos dizer, qual o nosso posicionamento, nossas idéias a respeito do assunto ou situação de que falamos.
Também podem facilitar a comunicação e o entendimento os gestos e as expressões físicas e corporais. Desde que seja coerente a maneira como os utilizamos.

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