terça-feira, 23 de setembro de 2008

Mudanças no Currículo

Por não ter participado da Oficina de Idéias que era um espaço de discussão do Currículo de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental, posto aqui a minha opinião sobre o Currículo para as séries iniciais do mesmo Ensino Fundamental.
Não há como pensar o conhecimento e a aquisição dele sem ter a apropriação da língua. Assim como não se pode pensar a conhecer a língua sem ter motivo ou necessidade de usá-la. A língua é instrumento.
Como dissociar coisas tão intrínsecas? Assim também deve ser o currículo. Sugerir caminhos e conhecimentos que se perpassam, se entrelaçam, se completam. Deixar de ser espaço de atividades estanques que parecem não ter relação, e algumas vezes não a tem nem mesmo com a realidade. Ser objetivo, prático, mas, ser também aprazível.

Um comentário:

Professora Valquiria disse...

Como bons professores devemos sempre relacionar tudo a realidade de nossos alunos. A priori é difícil, mas os obstáculos nos permitem conhecimento para darmos significado aos nossos esforços. Um beijo