terça-feira, 23 de setembro de 2008

Livro de literatura na sala de aula

Eu considero o livro de literatura um grande aliado no trabalho pedagógico. Com ele fazemos mágicas e tranformamos o que seria um simples aprendizado numa longa e prazerosa viagem...
Não gosto de trabalhar atividades de interpretação de texto com livros de literatura. Ler tem que ser uma atividade que traga gosto de quero mais. A obrigação da leitura ou a associação dela à resolução de atividades leva o leitor à fadiga e ao cansaço.
Procuro associar atividades e conteúdos à leitura de um livro que gosto de fazer com pequenas dramatizações e leituras pausadas. As ilustrações são ansiosamente aguardadas e durante esse momento cada um cria a sua imagem para as palavras que ouvem.
Acredito ser essa uma possibilidade de exercício da criatividade. Que em alguns momentos peço que cada um externe como achar melhor: um desenho próprio, uma poesia ou mesmo a fala sobre o que sentiu, pensou...
Livros de literatura têm almas de criança, não podem ficar trancados em armários ou enfileirados em prateleiras tomando poeira. Eles também adoecem, querem o carinho de uma mão que os folheam, a atenção de olhos que os admiram.


FÓRUM COM JONAS RIBEIRO
E ANDRÉ NEVES


Estar com escritores e ilustradores é uma atividade que encanta, por pensar que haja um segredo e que será logo desvendado. Mas, logo descobre-se que para escrever e agradar e ser lido e relido é preciso, antes, de tudo, ser um bom leitor, um leitor-amante, daqueles que não havendo a presença do objeto amado, o livro, todas as fobias e mal-estar ocuparão o seu lugar.

Um comentário:

Professora Valquiria disse...

Parabéns!É isso mesmo. Continue socializando suas idéias, elas são maravilhosas.