Por não ter participado da Oficina de Idéias que era um espaço de discussão do Currículo de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental, posto aqui a minha opinião sobre o Currículo para as séries iniciais do mesmo Ensino Fundamental.
Não há como pensar o conhecimento e a aquisição dele sem ter a apropriação da língua. Assim como não se pode pensar a conhecer a língua sem ter motivo ou necessidade de usá-la. A língua é instrumento.
Como dissociar coisas tão intrínsecas? Assim também deve ser o currículo. Sugerir caminhos e conhecimentos que se perpassam, se entrelaçam, se completam. Deixar de ser espaço de atividades estanques que parecem não ter relação, e algumas vezes não a tem nem mesmo com a realidade. Ser objetivo, prático, mas, ser também aprazível.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
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Um comentário:
Como bons professores devemos sempre relacionar tudo a realidade de nossos alunos. A priori é difícil, mas os obstáculos nos permitem conhecimento para darmos significado aos nossos esforços. Um beijo
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