quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Fábulas



A Lebre e a Tartaruga





Um dia, uma Lebre ridicularizou as pernas curtas e a lentidão da Tartaruga. A Tartaruga sorriu e disse: "Pensa você ser rápida como o vento; Mas Eu a venceria numa corrida."
A Lebre claro, considerou sua afirmação algo impossível, e aceitou o desafio. Convidaram então a Raposa, para servir de juiz, escolher o trajeto e o ponto de chegada.
E no dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos. A Tartaruga, com seu passo lento, mas firme, determinada, em momento algum, parou de caminhar.
Mas a Lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou à margem da estrada para um rápido cochilo. Ao despertar, embora corresse o mais rápido que pudesse, não mais conseguiu alcançar a Tartaruga, que já cruzara a linha de chegada, e agora descansava tranqüila num canto.
Autor: Esopo
Moral da História: Ao trabalhador que realiza seu trabalho com zelo e persistência, sempre o êxito o espera.



Trabalhando com fábulas na sala de aula
As fábulas são histórias curtas. Seus personagens geralmente são animais que tem alguma característica do caráter humano como egoísmo, esperteza, ingenuidade, vaidade, mentira, rancor.
As fábulas é um ótimo gênero para se trabalhar em sala por trazer elementos que aproximam a criança da leitura: animais, características humanas, textos curtos (primeira parte da fábula) e que apresentam uma lição de moral (segunda parte).
A interpretação de fábulas é uma atividade interessante, que estimula a reflexão de ações, que são praticadas por seres humanos e que geralmente mostram que desejar ou fazer mal, ou simplesmente pensar somente em si, nunca é a melhor coisa a se fazer.

Nenhum comentário: