quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Gêneros híbridos e Heterogeneidade tipológica

Segundo Koch (2006), este fenômeno também chamado de hibridização, mescla de gêneros ou intertextualidade intergêneros, consiste na possibilidade dos gêneros se apresentarem de forma híbrida, isto é, assumindo a forma de outro gênero.
O hibridismo textual é um recurso muito utilizado por produtores de texto para chamar a atenção do leitor. No entanto, este leitor precisa ter um conhecimento prévio de gêneros textuais. Não um conhecimento formal, acadêmico, mas, um conhecimento de mundo que permita que o mesmo possa distinguir os objetivos colocados em cada texto que lê.
“O conhecimento sobre gêneros, portanto, é sistemático. Por outro lado, por estarmos tratando de algo abstrato, pois não se pode mensurar ou prever o conhecimento de gênero de cada indivíduo, esse conhecimento é, ao mesmo tempo, complexo e dicotômico, por implicar elementos cognitivos e sociais” (JOHNS, 1997, p. 21).
Há um grande confusão entre gêneros e tipos literários mesmo entre estudiosos e técnicos da Língua Portuguesa. Marcuschi diz que os livros didáticos apresentam de maneira equivocada os termos gêneros e tipos textuais e em uma de suas obras traz o exemplo de como os tipos textuais podem aparecer de diversas formas dentro de um mesmo gênero, como uma carta (gênero textual) que apresenta descrição, injunção, exposição, narração e argumentação (tipos de texto). A isso damos o nome de heterogeneidade tipológica.

Nenhum comentário: