terça-feira, 25 de novembro de 2008

Gênero e Tipo Textual

Planaltina, 19 de junho de 2008
Querida Joana,
Como está? Eu estou muito bem.Sábado passado foi a festa junina da minha escola, adivinha com quem eu dancei a quadrilha? É... com ele mesmo, o Pedro. Foi uma pena você não ter vindo.Depois da dança fomos para uma sessão de fotos, ficamos tão pertinho que ele acabou segurando na minha mão e me convidou para comer uma maçã do amor.Você se lembra da Leila? Pois é, continua sendo a colega mais intrometida da sala. Ela chegou bem na hora que íamos comer a maçã do amor e me chamou para ir na barraca da pescaria. Para não ser mal educada fui com ela, apesar de ficar revoltada. Pedro saiu com seus colegas para olhar as outras danças. Quando estávamos pescando, a equipe do correio elegante chegou com um recadinho pra mim. Era do Pedro. Estava dizendo que adorou dançar comigo e que queria me encontrar atrás da barraca do beijo. É claro que fui, né!!! Foi tão bom. Conversamos e combinamos de nos encontrar no recreio da escola na segunda-feira.Acho que estamos namorando. O quê você acha? Gostaria muito de saber sua opinião. Aguardo sua resposta.
Beijos,
Fernanda.
(Carta escrita por Aisy Anne e Erika como atividade prática da aula do dia)

O ser humano tem como diferencial a possibilidade de comunicação. Mas, para isso foram sendo criados espontaneamente ou não, regras e códigos, para organizar este ato tão importante e essencial entre nós. Os gêneros e os tipos textuais são, portanto, mais uma regra de organização do discurso. Seja ele oral ou escrito.
Qualquer um que deseja se comunicar precisa mesmo antes de materializar esse desejo, fala ou escrita, para alcançar o objetivo de se fazer entender. Todo ato comunicador tem como objetivo o entendimento e para isso é necessário que seus interlocutores tenham ciências dos "protocolos" da linguagem.


Nenhum comentário: