

A única vertente dos quadrinhos da qual se pode dizer que desenvolveu-se um conjunto de características profundamente nacional é a tira. Apesar de não ser originária do Brasil, no país ela desenvolveu características diferenciadas. Sob a influência da rebeldia contra a ditadura durante os anos 60 e mais tarde de grandes nomes dos quadrinhos underground nos 80 (muitos dos quais ainda em atividade), a tira brasileira ganhou uma personalidade muito mais "ácida" e menos comportada do que a americana.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Os gibis podem ser uma importante arma no aprendizado. Além disso, os quadrinhos também fazem parte da história da arte e da História, com H maiúsculo, dos mais diversos países e do mundo.
É difícil encontrar na sala de aula algum aluno que não goste dos quadrinhos. No 1º semestre letivo fizemos uma atividade com esse gênero literário. Propus o conhecimento dos passos para a criação de uma HQ. Depois disso foi só liberar lápis de cor, papel e régua e aguardar o resultado. Ficaram lindos!!!Cada aluno pôde escrever o que gostava e de forma livre apareceram histórias bastante divertidas e outras cheinhas de aprendizado. Encontrei uma maneira bem gostosa de conhecer a todos, cada um com suas particularidades.
(Infelizmente ainda não domino tão bem os computadores e não poderei postar aqui as HQs dessa atividade realizada em sala.)

Nenhum comentário:
Postar um comentário