quarta-feira, 26 de novembro de 2008

História em Quadrinhos

A publicação de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. No país o estilo comics dos super-heróis americanos é o predominante, mas vem perdendo espaço para uma expansão muito rápida dos quadrinhos japoneses (conhecidos como Mangá). Artistas brasileiros têm trabalhado com ambos os estilos. No caso dos comics alguns já conquistaram fama internacional (como Roger Cruz que desenhou X-Men e Mike Deodato que desenhou Thor, Mulher Maravilha e outros).
A única vertente dos quadrinhos da qual se pode dizer que desenvolveu-se um conjunto de características profundamente nacional é a
tira. Apesar de não ser originária do Brasil, no país ela desenvolveu características diferenciadas. Sob a influência da rebeldia contra a ditadura durante os anos 60 e mais tarde de grandes nomes dos quadrinhos underground nos 80 (muitos dos quais ainda em atividade), a tira brasileira ganhou uma personalidade muito mais "ácida" e menos comportada do que a americana.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Os gibis podem ser uma importante arma no aprendizado. Além disso, os quadrinhos também fazem parte da história da arte e da História, com H maiúsculo, dos mais diversos países e do mundo.
É difícil encontrar na sala de aula algum aluno que não goste dos quadrinhos. No 1º semestre letivo fizemos uma atividade com esse gênero literário. Propus o conhecimento dos passos para a criação de uma HQ. Depois disso foi só liberar lápis de cor, papel e régua e aguardar o resultado. Ficaram lindos!!!
Cada aluno pôde escrever o que gostava e de forma livre apareceram histórias bastante divertidas e outras cheinhas de aprendizado. Encontrei uma maneira bem gostosa de conhecer a todos, cada um com suas particularidades.

(Infelizmente ainda não domino tão bem os computadores e não poderei postar aqui as HQs dessa atividade realizada em sala.)




Nenhum comentário: