quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O livro e a Alegria


Eu gosto de ler
Então eu leio os seus olhos,
o seu sorriso maluco,
o seu jeito engraçado de andar sacudindo o cabelo.
Eu leio as suas mãos nervosas,
ás vezes distraídas,
quase sempre atrevidas.
Eu leio seu modo de segurar a xícara,
em frente ao balcão da lanchonete.
Eu leio a sua raiva,
Quando não tem cobertor e faz
frio debaixo da marquise.
Eu leio a sua pressa de encontrar
a pasta para trabalhar no escritório.
Eu leio a sua indecisão diante do espelho,
sem saber se pinta ao redor dos olhos ou não.

Eu gosto de ler
Então eu leio a sua impaciência no trânsito,
a sua colher de briga, o seu garfo de vingança.
Eu leio os seus desenhos no caderno novo.
Eu leio a sua risada no palco do teatro da escola
Eu leio o seu silêncio na hora de
escrever o primeiro bilhete de amor.

Eu gosto de ler
Então eu leio a cartinho da janela
o cisco atrás da porta
o reflexo do arco-íris no azulejo da varanda
Eu leio a música. A dança. O programa de TV.
O tapete limpinho.
O prato cheinho de arroz-doce.
Eu leio a pintura. A escultura. A fotografia.

Eu gosto de ler
Então eu leio seu passo triste
perdido num labirinto louco
Eu leio a sua expectativa. O seu sonho.
A sua alegria inexplicável.

Eu gosto de ler
Então eu leio o livro
Vai daí que quando eu leio o livro,
eu atraio a sua alegria
eu entendo a sua alegria
eu espalho a sua alegria
Fico armando pra você também ler o livro e
Atrair e entender a espalhar a minha alegria.
Fico armando pra você também se
refazer de alegria
Alegria dá força, da pé, dá jogo de cintura.
Com o livro e alegria
podemos facilmente ler a doçura
a coragem e a sabedoria.
Nas entrelinhas a amizade.

Stela Maris Rezende



Quem foi que disse o livro é o único objeto que carrega histórias? Quem foi que disse que o livro é o único objeto que faz viajar sem sair do lugar? Quem foi que disse que pra conhecer tudo o que há basta ler livros?
Ler a vida, ler o mundo, ler os amores, os objetos, os gestos, cheiros, cores, sabores. Observar tudo o que nos rodeia e nos completa. Tudo o que enche os olhos, acaricia a pele, entra pelo o nariz, preenche o corpo e transborda.
A cachoeira, a sombra, o toque, o silêncio, o morango... Sensações, vivências: Conhecimento do mundo, da vida!
É preciso mais que livros pra conhecer, é preciso mais que livros pra sentir, pra ser, pra saber, pra querer... Os livros são precisos. Viver é mais!!!


Quem lê vai longe


Nenhum comentário: